//
você está lendo...
Ciência, Meio Ambiente

O batimento cardíaco da Terra


John Nelson é conhecido por construir visualizações extremamente complexas de padrões meteorológicos, como fez com tornados aqui aqui. Agora, Nelson criou um simples GIF que captura o ciclo sazonal da neve, da grama, da morte e renascimento do planeta que chamamos de casa.

terra1

O GIF é uma animação de 15 frames fotográficos capturados pelo satélite da NASA e mostra um ano de vida na Terra. O movimento ritmado das transformações, esse vai e vem contínuo, remete a uma forma de respiração ou batimento cardíaco, como se a Terra estivesse, inegavelmente, viva.

terra2

Nelson conta o que sentiu quando finalizou a animação: “Eu fiquei surpreso com a resposta, realmente. Especialmente a minha. Depois de trabalhar algumas horas nas questões cartográficas (projeção, coloração, névoa atmosférica e tal), eu vi pela primeira vez os frames cintilarem na minha frente, apenas observando enquanto eles davam voltas de novo e de novo. Algo que eu estava familiarizado como uma coisa estática, estava agora pulsando e viva e não estava esperando me sentir tão atraído a ela.”

Via Ideafixa.com

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: