//
você está lendo...
Ciência, Meio Ambiente

Pré-sal: desafios científicos e ambientais


Fou publicado na edição de novembro da revista unespciência (blog), publicação de divulgação científica da Universidade Estadual Paulista, um artigo sobre o pré-sal: descobertas, estudo e extração, de autoria de Luciana Christante. Para fazer download do arquivo, clique aqui.

“Modernas tecnologias levaram à descoberta de imensas reservas de pretóleo no Brasil e no reto do mundo; extrair óleo e gás de grandes profundidades é uma difícil missão para geólogos e engenheiros e um dilema para um planeta em mudança climática.”

“Do ponto de vista exploratório, vencer a profundidade e, sobretudo, a espessa camada de sal, não é um desafio maior que o de conhecer as rochas carbonáticas microbianas, onde o pretóleo do pré-sal está alojado.”

Segundo a Petrobras, o termo pré-sal se refere ao conjunto de rochas carbonáticas com potencial de acúmulo de pretóleo, localizado sob uma espessa camada de sal e que ocupa uma área de 200 km de largura e 800 km de extensão (de Santa Catarina ao Espírito Santo), a 340 km da costa.

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “Pré-sal: desafios científicos e ambientais

  1. E quando pensávamos que o petróleo estava acabando e logo os carros estariam com combustíveis menos poluentes, surge mais petróleo pra queimar!! :S

    Publicado por Luiz Carlos | 19/02/2010, 17:00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: