//
você está lendo...
Ciência, EcoTecnologia, Meio Ambiente

Em busca de soluções ecológicas, pesquisadores pensam em plantar árvores no deserto


EcoTecnologia

Para mais artigos sobre EcoTecnologia, clique na imagem.

Um projeto que visa criar formas mais ecológicas de viver no deserto está em estudo. As pesquisas fazem parte do “Sahara Forest Project” que é uma versão pequena das grandes idéias ecológicas dos cientistas para as regiões desérticas. Além de ser uma forma de criar empregos, alimentos, água e energia, com soluções simples que buscam imitar ao máximo os fenômenos naturais.

No planejamento está a construção de uma estufa que usaria o ar quente do deserto e a água do mar para produzir água fresca e manter o cultivo de produtos agrícolas, a energia solar seria transformada em energia elétricas e as algas marinhas transformadas em combustível. Com parte da água fresca produzida, também seria possível manter árvores ao redor, reduzindo assim, a quantidade de dióxido de carbono, que é um dos agentes causadores do efeito estufa.

Pesquisadores que não fazem parte do projeto julgam que a ideia não seja a solução mais apropriada, pois apesar de que o Saara já tenha tido vegetação, ele nunca foi uma floresta de ares densa.

Os estudos estão sendo realizados em diversos países e em breve deve ganhar um centro de testes, que poderá fornecer informações mais concretas sobre o funcionamento das tecnologias empregadas nas pesquisas.

Via National Geographic

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: