//
você está lendo...
Ciência, Meio Ambiente

Pesquisa revela causas da temperatura mais baixa da história, em 1983


Marca de -89,2°C foi alcançada na Antártida.
Nível foi inferior em 30°C à média da região no inverno.

Brasileiros também pesquisam continente antártico. Na foto, paisagem próxima da Estação Comandante Ferraz (Foto: Hellen Santos/TV Vanguarda)

Brasileiros também pesquisam continente antártico. Na foto, paisagem próxima da Estação Comandante Ferraz (Foto: Hellen Santos/TV Vanguarda)

Uma pesquisa revelou as causas que levaram ao registro da temperatura mais baixa da história, -89,2°C, atingida na Antártida em julho de 1983. A pesquisa, do British Antarctic Survey (BAS), do Reino Unido, e pelo Arctic and Antarctic Research Institute (AARI), da Rússia, aponta que essa temperatura recorde foi inferior em 30°C à média da região no inverno.

A massa de ar frio procedente do oceano se instalou durante dez dias sobre a parte alta do planalto antártico, onde fica a estação científica russa de Vostok, que desde 1958 mede as temperaturas da região e registrou o recorde.

A corrente impedia que massas de ar mais quente procedentes de latitudes mais baixas chegassem à região, o que isolou a estação e criou as condições para temperaturas tão extremas.

Além disso, a ausência de nuvens e uma camada de minúsculas partículas de gelo suspensas no ar contribuíram para que o calor procedente da superfície se perdesse no espaço.

“O estudo permitiu simular com sucesso a rápida perda de calor nesse período de dez dias, o que ajudará no desenvolvimento de modelos climáticos utilizados para prever a evolução futura do clima da Antártida”, explicou o investigador da BAS e autor do estudo, John Turner.

Segundo Turner, uma temperatura tão baixa dificilmente será registrada na Antártida. O pesquisador diz que o continente ainda não sofreu os efeitos do aquecimento global da mesma maneira que a região ártica, mas que deve ser afetado no próximo século pela alta generalizada das temperaturas mundiais.

Via G1

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: