//
você está lendo...
Ciência, Sociedade

Quando começa a vida?


A polêmica sobre a questão é tão intensa que até hoje a ciência não conseguiu chegar a uma única resposta. São diversas as teses a respeito do exato momento em que se inicia a vida humana. Durante a Idade Média, imperava a teoria de que ela só começava no instante do nascimento. Hoje, essa ideia é totalmente descartada. As mais aceitas – e discutidas – pela comunidade científica afirmam que a vida começa…

…com a fecundação
No momento em que o espermatozoide entra no óvulo, o que ocorre entre 12 e 48 horas após a relação sexual. A essa fase da gestação, muitos estudiosos dão o nome de “primeiro momento”.

…com o início da atividade cardíaca
Para alguns cientistas, a vida humana começa por volta da quarta semana de gestação, quando o coração começa a bater.

 

…com a formação do sistema nervoso central
Na quinta semana, o embrião já apresenta movimentos involuntários, o que indica atividade do sistema nervoso, característica primordial para a vida humana.

 

…com o início da atividade cerebral
Considerando que uma pessoa é dada como clinicamente morta no momento em que seu cérebro para de trabalhar, alguns pesquisadores apontam o início da vida para o instante em que as ondas cerebrais começam a entrar em ação: oitava semana.

…com a nidação (ou implantação)
Este é o momento em que o embrião se firma na parede do útero. A partir daí, têm início os movimentos celulares que farão surgir todos os órgãos do corpo, dando, assim, forma humana ao embrião. O processo começa próximo ao quinquagésimo dia de gravidez.

…com o surgimento do feto
Grande parte dos estudiosos defende a teoria de que a vida humana se inicia na nona semana de gestação, quando o embrião evolui a feto com a formação básica dos órgãos. Deste momento em diante, o feto praticamente só aumentará de tamanho.

Via ISTOÉ online

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: