//
você está lendo...
Ciência, Sociedade

Mulher do futuro: mais gorda, mais baixa e mais fértil


Um estudo recente, publicado na última edição da revista científica New Scientist, desenhou o novo perfil da mulher do futuro: mais baixa, mais gorda e mais fértil do que a de hoje em dia.

O novo modelo feminino é previsto com base na maneira como o processo evolutivo atua nos seres humanos. Stephen Stearns, biólogo evolucionista da Universidade de Yale e outros cientistas trabalharam com o histórico médico de mais de 14.000 moradoras da cidade de Framingham, em Massachusetts (EUA), desde 1948.

O objetivo era avaliar se as diferenças na reprodução podem selecionar os humanos com maior aptidão e seus genes e qual a força dessa seleção natural para moldar características fisiológicas.

A equipe estudou 2.238 mulheres após a menopausa, cruzando os dados com suas vidas reprodutivas. Foram testados altura, peso, pressão arterial, colesterol e outras informações referentes ao número de filhos que elas tiveram.

Constatou-se, então, que mulheres pequenas e mais gordas eram mais propensas a ter mais crianças, em geral, mais altos e mais magros. Pacientes com colesterol e pressão baixos tiveram mais filhos e entraram na menopausa mais tarde. As mesmas características ainda foram passadas para suas filhas e as demais gerações.

Segundo Stearns, se essa tendência persistir por dez gerações, a mulher do ano 2409 será, em média, 2 centímetros mais baixa e 1 quilo mais pesada, seu primeiro filho nascerá cinco meses mais cedo e ela entrará na menopausa dez meses mais tarde, na comparação com as habitantes femininas do mundo atual.

Evolução – De acordo com a New Scientist, a pesquisa da equipe de Stephen Stearns pode ser vista como “a mais detalhada medição da evolução humana atual”, por trabalhar com avaliações diretas do sucesso reprodutivo – ao contrário de levantamentos anteriores, feitos a partir de diferenças geográficas nas frequências de genes.

VejaOnline

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: