//
você está lendo...
Astronomia, Ciência, Tecnologia

16 de Julho de 1969: começa a maior aventura do Século 20


Um Grande Salto para a Humanidade!

A chegada do Homem à Lua foi sem sombra de dúvida uma das maiores conquistas concebidas pelo engenho humano. Foi a coroação de uma história repleta de descobertas e experimentos que começou com os chineses há mais de 700 anos e continua até os dias de hoje com as fantásticas missões que nos fascina cada vez mais.

Depois de Armstrong e Aldrin, apenas 10 homens tiveram o privilégio de colocar os pés na Lua e caminhar em sua superfície, mas as lições deixadas pelo Projeto Apollo mostram que são os sonhos que impulsionam os Homens e nos faz ir muito mais além.

De 1969 para cá muita coisa mudou.

Em 1969 não se imaginava que as naves Voyager existiriam e até ultrapassariam os limites do Sistema Solar, nem que mais de 200 planetas além do nosso Sol seriam descobertos em tão pouco tempo. Também era impensado que uma Estação Espacial seria construída com a colaboração de duas nações até então inimigas e imaginar que a China seria uma potência espacial era algo completamente fora de cogitação.

Realmente, de lá para cá muita coisa mudou, mas aquela vontade de ir um pouco mais além parece que não deixa mesmo os homens sossegados. Vira e mexe tem sempre uma sonda indo até Júpiter, Saturno e Plutão, mas a impensada colonização de Marte ainda continua sendo apenas um grande sonho. Um sonho? Mas afinal, não é disso que precisamos?

Começa a maior aventura do Século 20.

Há exatos 40 anos, no dia 16 de julho de 1969 às 10h32 pelo horário de Brasília, começava a mais fascinante aventura realizada pelo Homem. Foram 8 dias que empolgaram milhões de pessoas ao redor do mundo, que testemunharam com os próprios olhos a maior conquista do Século 20: a chegada do Homem à Lua.

Naquele dia a Apollo 11 levantou voo da conhecida plataforma 39-A de Cabo Canaveral, na Flórida, em meio a uma gigantesca nuvem de fumaça produzida pelos poderosos motores do Saturno 5, o maior foguete até hoje construído. A gigantesca máquina de 110 metros e 2900 toneladas ganhou altura e em poucos minutos já atingia a órbita terrestre.

No topo do foguete, acomodados no interior do Módulo de Comando, três astronautas iriam entrar para a história: o piloto de testes Neil Armstrong, o piloto da força aérea Edwin ‘Buzz’ Aldrin e o piloto de combate Michael Collins. Até aquele momento nenhum Homem havia colocado os pés na Lua, mas para tirar o brilho da missão os soviéticos lançaram três dias antes a Luna 15, que deveria ir à Lua, recolher rochas e retornar à Terra.

Foram precisos quatro dias para vencer os 385 mil quilômetros que separam a Terra da Lua. A viagem parecia uma eternidade e a cada dia superado a aflição dos telespectadores aumentava. No centro de controle da missão, em Houston, no Texas, os controladores checavam diversas vezes os cálculos e a posição da Apollo 11. Nada podia dar errado.

Os dias foram emocionantes e não havia quem não desgrudasse os olhos da TV e os ouvidos do rádio. A contagem regressiva estampava as principais manchetes dos jornais e a viagem do Homem à Lua era o principal assunto entre as pessoas.

Confira abaixo fotos da viagem: (créditos – Nasa e Apollo 11)

Via Apolo 11 (adaptado)

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: