//
você está lendo...
Educação, Sociedade

Problema de azia


Uma frase dita pelo presidente Lula em sua entrevista à revista “Piauí” deste mês (01/2009) vem dando o que falar: não é por falta de tempo que ele não lê blogs, sites, jornais ou revistas, mas porque tem “problema de azia”. Quando se refere ao seu lazer não há qualquer menção à leitura de livros ou a qualquer outra atividade cultural.

Dirá o leitor que isso se deve à sua origem humilde? Além de ser uma generalização indevida, tal explicação deixa de lado o fato de que muitas pessoas nada abonadas frequentam shows, veem filmes de apelo popular, visitam exposições divulgadas pela mídia ou vão ouvir música erudita, quando essas coisas são oferecidas a preços que cabem no seu bolso ou mesmo gratuitamente.

O desdém do presidente pela leitura, que não se justifica pelas origens humildes, presta um desserviço ao Brasil. Ao mencionar a sua falta de instrução, o presidente disprestigia tudo que está ligado à educação. Essa atitude é perniciosa para os jovens que têm pela leitura uma aversão que beira a fobia.

(Adaptado – Renato Mezan. Folha de S. Paulo, 25/01/09.)

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: