//
você está lendo...
Artigos, Jovem

Por que, mesmo conhecendo as formas de prevenção, os jovens continuam assumindo um comportamento de risco?


Hedonismo inconsequente

hedonismoO posicionamento do homem frente às situações cotidianas segue uma tendência estrutural: é reflexo e consequência da adaptação ao meio em que se vive.

Em sociologia usa-se o termo “contrato social”, que é a aceitação passiva da cultura e das leis da comunidade onde se vive, sendo que o comportamento do homem é reflexo desse contrato. O islamismo, por exemplo, implica que a instituição familiar siga preceitos rígidos e patriarcais. Nesse contexto, o homem adota posturas machistas, incentivadas em alguns casos pelo Estado, quando este não é laico.

De forma análoga ao exemplo, o jovem machista insere-se no comportamento de risco quando não assume ação preventiva diante de doenças sexualmente transmissíveis e, somando-se a isso, quando expõe-se de forma deliberada e libertina a drogas, muitas vezes ilícitas.

A inconsequência dos jovens é proveniente de uma sociedade que abdica de sua cultura saudável ao ser humano para prover sua pior forma de educação social: a alienação. O Estado, no caso do Brasil, não provém a desintoxicação de ideologias obsoletas e casuais, sem efeito benéfico para a esfera coletiva, pois grande parte dessas ideologias fomentam minorias privilegiadas, tal como ocorre com a mídia, que sistematiza imagens e ideias sociais da classe dominante.

A postura de risco para o jovem, que naturalmente é apegado a descobrir e experimentar situações e concretizar o prazer individual e imediato, é algo extremamente interessante, pois esse comportamento também o é para a comunidade com a qual ele se relaciona, situação que denota a alienação.

Isso posto, o comportamento de risco é acentuado entre os jovens devido a motivos que ficam mascarados justamente por serem da essência que nos é imposta. Faz-se necessária, portanto, uma postura radical da sociedade em geral a fim de modificar comportamentos machistas e não apenas eufemisá-los, mas extinguir atitudes efêmeras e inconsequentes.

Por Roque

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Por que, mesmo conhecendo as formas de prevenção, os jovens continuam assumindo um comportamento de risco?

  1. me ajudo bastante com a minha pesquisa , muito obrigado.

    Publicado por Tiago | 27/02/2013, 23:08

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: