//
você está lendo...
História

VISÃO EUROCÊNTRICA DA HISTÓRIA DO BRASIL


Índios brasileiros

Índios brasileiros

Quando tratamos da História do Brasil é comum utilizarmos a expressão “Descobrimento do Brasil” para designar o momento em que os portugueses iniciaram seu processo de dominação sobre este território.

Na maioria das vezes nos esquecemos de que, quando os portugueses aqui chegaram, a terra já se encontrava habitada pelos nativos, que produziam sua subsistência e possuíam sua própria cultura.

Como a função básica da História é desfazer mitos, trocando a “versão ideal” dos fatos por uma “versão real”, torna-se necessário refletirmos sobre os diferentes pontos de vista relacionados à História do Brasil.

Não podemos esquecer-nos de que a História do Brasil legada a nós foi escrita sob a óptica de quem ocupou as terras e, pela força das armas, venceu os nativos, ou seja, ela é contada, principalmente no que se refere ao período colonial, sob os olhos europeus. E nesse sentido, predomina a visão eurocêntrica dos fatos que compuseram nossa História.

A própria expressão “Descobrimento do Brasil” revela que os portugueses desconsideravam tanto a existência dos indígenas como também, para eles, o Brasil somente passou a existir a partir da tomada de posse das terras pela Coroa portuguesa. Se aceitarmos essa visão, a História do Brasil não passará de um capítulo da História de Portugal.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: