//
você está lendo...
Ciência, Meio Ambiente

Por que a Amazônia não é o pulmão do mundo?


Mapa da ecorregião amazônica definida pelo WWF. A linha amarela abrange a bacia de drenagem da Amazônia. As fronteiras nacionais mostradas em preto. Imagem de satélite da NASA.

Muitas vezes já ouvimos falar que a Amazônia é o pulmão do mundo, passando a idéia de que esta floresta teria um importante papel no fornecimento de oxigênio ao planeta.

Neste sentido, o simples fato de atribuir à Amazônia o termo “pulmão do mundo” já pode ser considerado um equívoco, pois um pulmão apenas consome, e não produz oxigênio. Além disso, em uma floresta tropical como a Amazônia, o saldo entre o que ela produz de oxigênio e o que consome é praticamente neutro.

Durante o dia, a vegetação da floresta libera oxigênio e absorve gás carbônico através da fotossíntese, processo que se inverte durante a noite, quando ocorre a respiração florestal, com a absorção de oxigênio e a liberação de gás carbônico. Porém, essa conta (se haverá mais produção do que absorção de CO2 ou O2) nem sempre é perfeita e o resultado está associado a outros processos, como as queimadas e o reflorestamento ou expansão da área florestada.

Em outras partes do mundo, existem organismos que têm saldo final positivo de produção de oxigênio, como nas regiões oceânicas ricas em plânctons, Mesmo assim, há bilhões de anos a concentração deste gás em nossa atmosfera se mantém em equilíbrio, em torno de 20% do total.

Podemos afirmar que a Amazônia, assim como as outras florestas do mundo, não desempenham a função de reguladores dos níveis de oxigênio. Sua importância, para nós, está associada a prestação de outros serviços, que influenciam diretamente no clima do planeta e em nossas vidas. Um exemplo disso é a regulação das chuvas.

Para se ter uma idéia, a Amazônia, maior floresta tropical do planeta, estoca sozinha cerca de 20% de toda a água doce disponível do mundo e grande parte dessa água, quando evaporada, forma nuvens que migram para toda a América do Sul, definindo o regime de precipitações não só nessa região, mas também em outros continentes.
Para o Brasil, esta função exercida pela floresta é extremamente importante, pois a maioria da energia gerada em nosso país vem de hidrelétricas, cujos reservatórios são abastecidos, em grande parte, pela água destas chuvas. A regularidade e abundância destas precipitações também são responsáveis por proporcionar ao nosso país uma excelente condição climática, que faz do Brasil um dos principais produtores de alimentos do mundo. No Estado de SP, por exemplo, cerca de 70% das precipitações nos períodos mais chuvosos provêm diretamente da Amazônia.

Além disso, a atmosfera amazônica serve como um filtro de poluentes, removendo do ar oxidantes como o ozônio e óxidos de nitrogênio através de mecanismos químico-físicos regulatórios.

A formação vegetal desta floresta também funciona como um grande estoque de carbono, principal gás causador do aquecimento global. Estima-se que a Amazônia abrigue cerca de 80 bi de ton. de carbono, equivalente a uma década de emissões desses gases pela humanidade nos padrões atuais.

Infelizmente, apesar de sua importância, hoje, mais de 17% da Amazônia (aproximadamente 720 mil quilômetros quadrados) já foram desmatados, uma área 16 vezes maior que o estado do Rio de Janeiro.  Zerar o desmatamento desta floresta, além de garantir sua sobrevivência, é uma das maiores contribuições que o Brasil pode dar à estabilidade do clima no planeta.

Via Planeta Terra

Discussão

3 comentários sobre “Por que a Amazônia não é o pulmão do mundo?

  1. eu amo a floresta amzoica mais ñ e o pulmão do mundo e as algas marinhas

    Publicado por christian | 16/08/2012, 18:37
  2. Achei bem legal me ajudou muito!

    Publicado por Isabella | 30/07/2013, 14:22
  3. me ajudou pq eu passei de ano

    Publicado por robinho | 30/09/2014, 8:54

Deixe um comentário



Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 67 outros assinantes

ACESSOS

  • 179.707 visitas